Bio


Moisés “Béio” Cardoso é Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP). Mestre em Especialista Jornalista (04920 JP-DRT/SC), publicitário (0332 DRT/SC) e nas horas vagas pratica jiu-jítsu em que é faixa preta.
em Novas Mídias, Rádio e TV (FURB).
Desenvolvimento Regional (FURB).

É professor de MBA e pós-graduações (Univali); graduações (FURB e FAMEG); programas de extensão (Proesde); cursos e treinamentos de curta duração (Proway). Palestrante (Instituto FURB e Sebrae) atuando no Vale do Itajaí. Autor de artigos publicados em congressos e revistas científicas. É consultor e palestrante na área de comunicação digital e novas mídias

Formação acadêmica
Doutor em Comunicação e Linguagens, 2019, pelo Programa de Pós-Graduação na linha de pesquisa Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais, na UTPUniversidade Tuiuti do Paraná. Trabalha na tese: "Práticas comunicacionais e o circuito de ativação de boatos em desastres ambientais: perspectivas a partir das redes sociais digitais". Disponível no acervo online no Banco de Teses.

Mestre em Desenvolvimento Regional, 2014, pela FURB - Universidade Regional de Blumenau - dissertação: "Mídia, desastres socioambientais e suas implicações para o desenvolvimento regional. Estudo de caso da enchente de 2011 no Vale do Itajaí a partir da cobertura realizada pelo Jornal de Santa Catarina no Twitter". Disponível no acervo online da biblioteca.

Especialista em Novas Mídias, Rádio e TV, 2004, pela FURB - Universidade Regional de Blumenau - monografia: "Weblogs jornalístico ou referencial, uma segmentação na rede". Listada no acervo online da biblioteca.

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, 2010, (04920 JP-DRT/SC) pelo IBES/Sociesc - Instituto Blumenauense de Ensino Superior - trabalho de conclusão de curso: "Blog Pra Lá de Trinta: o homem contemporâneo no jornalismo especializado".

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propagada, 2002, (0332 DRT/SC) pela FURB - Universidade Regional de Blumenau - trabalho de conclusão de curso: "A utilização do merchandising aliado à imagem de ícones regionais: estudo de caso da Centopéia do Chopp". Listada no acervo online da biblioteca.

Integrante do Grupo de Pesquisa JOR XXI (PPGCom/UTP) na linha de Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais, que tem como líder o Prof. Dr. Álvaro Larangeira. O grupo de pesquisa JOR XXI tem o objetivo de estudar as transformações do jornalismo do Século XXI, com ênfase em três vertentes: o que é notícia?, práticas produtivas, e hibridismo dos meios de comunicação (jornais, revistas, rádio, televisão, internet e outros sistemas emergentes O grupo desenvolve diversas atividades, como seminários, palestras e artigos para publicações nacionais e internacionais, consultorias e extensões, com o intuito de avançar nos estudos da área e promover o intercâmbio entre os pesquisadores.

Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Midiáticos Regionais (FURB / Departamento de Comunicação) nas linhas de Linguagens Contemporâneas da Mídia; e Mídia e Desenvolvimento Regional. Tem como líder: Prof. Dr. Clóvis Reis. O grupo de pesquisa Estudos Midiáticos Regionais aborda variados aspectos relacionados à origem, ao desenvolvimento, à gestão e ao perfil dos meios de comunicação no Estado de Santa Catarina; a produção e recepção das mensagens veiculadas nos grupos midiáticos regionais; o papel dos anunciantes e suas estratégias de comunicação institucional e promocional.

Prof. Moisés "Béio" Cardoso nas mídias sociais:

Plataforma Lattes>>> lattes.cnpq.br/1774194509156902
YouTube>>> youtube.com/user/beiocardoso
LinkdIn>>> linkedin.com/in/beiocardoso
Facebook >>> facebook.com/beiocardoso
Instagram>>> instagram.com/beiocardoso
Twitter >>> twitter.com/beiocardoso
Slideshare>>> slideshare.net/beiocardoso
Tumblr>>> tumblr.com/blog/beiocardoso
Pinterest>>> pinterest.com/beiocardoso
Soundcloud>>> soundcloud.com/beiocardoso
Snapchat>>> beiocardoso
Skype>>> beio.cardoso